In Blog

Os profissionais da voz são aqueles utilizam a voz como instrumento de trabalho e podem ser: cantores, atores, professores, pastores e padres, advogados, juízes, promotores, repórteres, radialistas, operadores de telemarketing, leiloeiros, políticos, dubladores, vendedores, etc.

A voz varia de acordo com o sexo, idade, profissão, personalidade, estado emocional e a intenção que a usamos. É através da nossa voz que expressamos nossos sentimentos, emoções, idéias e pensamentos.

A voz é produzida a partir do ar que sai dos pulmões, passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais que no momento da expiração, aproximam-se e vibram, produzindo assim o som. Este som, que de início é baixo e fraco, será amplificado pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, boca e nariz). Após amplificado, o som será articulado na cavidade oral , por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula.

O problema mais comum em quem utiliza voz profissionalmente é a disfonia, conhecida popularmente como rouquidão . A disfonia é um distúrbio de comunicação, caracterizado pela dificuldade na emissão vocal, apresentando um impedimento na produção natural da voz. Pode ser ocasionado por uma disfunção, abuso vocal ou uso incorreto da voz, é mais freqüente em indivíduos que utilizam abundantemente a voz diariamente de uma forma incorreta. Quem utiliza a voz profissionalmente deve ficar mais atento aos cuidados essenciais para manter a integridade vocal. Vejamos alguns destes cuidados:

  • DEVE-SE BEBER EM MÉDIA DOIS (2) LITROS DE ÁGUA POR DIA, de preferência em temperatura ambiente.
  • DURANTE A ATIVIDADE VOCAL, DEVE- SE BEBER ALGUNS GOLES DE ÁGUA, para umidificar a garganta. A água deve estar em temperatura ambiente, para que não ocorra o choque térmico.
  • EVITAR QUALQUER TIPO DE COMPETIÇÃO SONORA.
  • EVITAR BEBIDAS ALCOÓLICAS, pois o álcool tem um efeito anestésico, assim provoca a diminuição da sensibilidade, é onde na maioria das vezes ocorre um abuso vocal, lesando as pregas vocais.
  • EVITAR GRITAR E TOSSIR, pois provoca um intenso atrito nas pregas vocais, podendo lesioná-las.
  • NÃO FUMAR, a fumaça irrita a mucosa da laringe, acumulando secreções nas pregas vocais, e o ressecamento da mesma mucosa.
  • EVITAR O AR CONDICIONADO, pois provoca o ressecamento das mucosas, alterando a vibração das pregas vocais. Se não for possível evitar o ar condicionado, procure sempre beber água, durante todo o tempo que estiver exposto a ele.
  • EVITAR O CONSUMO DE LEITE, CHOCOLATE E SEUS DERIVADOS ANTES A INTENSA ATIVIDADE VOCAL, pois esses alimentos aumentam a secreção de muco no trato vocal.
  • PROCURE CONSUMIR ALIMENTOS FIBROSOS, como maçã, que é um adstringente, ou seja, agem limpando a boca e faringe
  • PROCURE INGERIR SUCOS E FRUTAS CÍTRICAS
  • ARTICULAR BEM AS PALAVRAS, usando também expressões faciais para evitar o abuso vocal.

Cuidar da voz é uma atitude fundamental para a saúde, por isso mantenha uma vida saudável e em caso de disfonia, procure sempre o otorrinolaringologista mais próximo para orientá-lo de forma correta e segura.

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search