As principais causas que geram respiração oral na otorrino pediatria são as mesmas que causam o nariz tampado na criança.
Assim, nos recém nascidos, a obstrução nasal pode ocorrer por alterações congênitas como a presença de atresia de coanas e meningoencefaloceles; ou até mesmo por um desvio de septo nasal que tenha ocorrido durante um trauma em um parto mais difícil.
Bebês pequenos apresentam a fossa nasal muito estreita, e pequena quantidade de secreção que se forma no nariz, pode ser o suficiente para tampar a respiração do mesmo. É conhecido como rinite do lactente, e melhora conforme a criança vai ganhando peso e altura.
A rinite alérgica é muito prevalente na infância e pode causar sensação de nariz tampado e consequente respiração oral . Geralmente acompanha outros sintomas como coceira no nariz e olhos, coriza e espirros.
O aumento da adenoide (também conhecida como “carne esponjosa” na cultura popular também deve ser pesquisada pelo médico otorrinopediatra como causa frequente de respiração oral na infância.
Mais raramente, tumores benignos e malignos do nariz e dos seios da face também devem ser investigados, e geralmente causam sensação de nariz tampado unilateral.