em

Quando a adenoide fica inflamada e com infecção, podemos dizer que a criança está com “adenoidite”. Criança com “adenoidite” pode apresentar sintomas semelhantes a um quadro de sinusite, podendo apresentar tosse, nariz encatarrado, congestão nasal, congestão facial e até febre. Geralmente os pais relatam que seu filho está sempre “encatarrado” e/ou com uma tosse crônica.

Hoje sabemos, que a adenoide, mesmo pequena, pode funcionar como um reservatório crônico de bactérias. Estudos mostram que essas bactérias se unem e formam uma cápsula protetora ao seu redor, de forma a ficarem mais protegidas contra antibióticos e outros tratamentos. Se os antibióticos não fazem efeito, a inflamação e a infecção na adenoide perpetuam, e a criança fica com sintomas crônicos, como se tivesse sinusite crônica. Nestes casos, o tratamento mais efetivo é a remoção da adenoide da criança, através de cirurgia (adenoidectomia). Trata-se de uma cirurgia que não causa dor, a criança recebe alta no mesmo dia podendo comer e brincar normalmente. Um dos maiores receios dos pais é em relação à anestesia. No entanto, hoje a anestesia é muito segura, e a Equipe anestésica sempre passa no quarto do Hospital para dar tranquilidade aos pais e criar afinidade com a criança, antes da cirurgia. Somente após receber um xarope que induz o sono na criança, a mesma é encaminhada ao centro cirúrgico, de forma a não lembrar desse momento que pode gerar ansiedade e desconforto. No mesmo dia a criança recebe alta, podendo se recuperar em sua própria casa. Um ponto é certo: o tratamento cirúrgico da adenoidite é uma das cirurgias em que mais rápido a melhora da criança é observada dentro da otorrinopediatria. A criança fica feliz porque consegue dormir e respirar melhor; os pais ficam felizes porque observam a melhora da qualidade de vida de seu filho e é lógico que o otorrinopediatra fica feliz em ter contribuído com a saúde da criança.

Digite e pressione ENTER para pesquisar